Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Frente & Verso - Amamentação à vista do mundo

31.10.13

Frente & Verso

 

“Facto: amamentar é tão natural quanto assoar o nariz, coçar as costas ou bocejar”. Eu não faço qualquer uma das três últimas coisas sem ter algum recato. Tento assoar-me na casa de banho – a menos que esteja absurdamente constipada e passe o dia de lenço no nariz – não coço as costas na presença de ninguém e não bocejo sem por a mão à frente. Posto isto, a amamentação vem exactamente nesse seguimento: amamentem à vontade mas não me façam assistir.

Estar numa sala de espera e de repente olhar para a frente e ver uma mama que não conheço a saltar cá para fora para alimentar um bebé que também não conheço incomoda-me. De verdade. Eu não quero ver. Sim, amamentar é natural, mas fazer xixi também e eu não faço à frente de toda a gente. Porque acho – eu, que nunca amamentei – que tem o seu quê de íntimo (como o xixi, lá está).

Quando as minhas amigas que já são mães ou as minhas irmãs amamentaram ao pé de mim, não me recordo de uma vez em que não lhes tenha pedido para se taparem. Não quero ver. Não acho bonito. Não acho que tenha que ver. Não estou confortável com a situação. Aliás, acho mesmo feio. As mamas de uma pessoa quando está a amamentar parecem, sem tirar nem por, as de uma vaca. Desculpem. Mas parecem. Estão enormes, disformes, e feias. Lamento.

 

Se for eu a amamentar desconfio de que o desconforto vai ser o mesmo – eu não quero pessoas a olhar para as minhas mamas. A sério. Não quero. Só a ideia repugna-me. Não é por mal. É porque realmente acho dispensável. E cada vez vejo mais fotografias e textos e filmes com mães de mama de fora a alimentar bebés com o intuito de mostrar como amamentar é normal. E fico incomodada. Porque se é normal, não deve ser usado para mostrar que o é – faz sentido? Use-se uma fralda. Vá-se para o quarto. Seja-se discreto. Por favor. É só isso que eu peço. Porque eu nunca quero olhar. Mas quando as imagens ou as mamas, elas próprias, estão à minha frente…bom, torna-se difícil ignorar, não é? Blhergh!

 

[A Frente - ou seja, a minha parte - desta crónica está aqui.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

De Nicole Inácio a 01.11.2013 às 16:47

Sim como vou ser mamã dentro de dias, antigamente fazia-me mais confusão as mães se exporem... mas agora com nascimento dos meus sobrinhos e ver a minha irmã sem se preocupar com isso, mudou a minha opinião. Contudo com certas pessoas acho que vou por uma fralda a frente, mas não acho que as mães se devam resguardar.

Quem nunca foi mãe ou esteve grávida é que pode dizer "que são feias e não quer olhar para elas", pois lamento mas ainda antes de saber que estamos grávidas já os nossos seios começam a ficar grandes e escuros e só vai piorar, tudo começa a ficar negro... a nossa "menina" debaixo vai-se alternado ficando escura e inchada, as nossas axilas vão ficando escuras... é uma acumular de mudanças que a maioria das mulheres desconhecem e pensam que é só o peito.

De Meg a 01.11.2013 às 16:57

Olá Nicole!,como certamente se apercebeu, e bem, de facto nunca estive grávida. Mas aquilo que me diz, de forma alguma me faz pensar que estou errada quanto à minha opinião. Quanto às suas ultimas frases: estamos a falar de mamas, e não estamos a falar de todas as restantes alterações hormonais. Quando estivermos, falamos sobre isso (embora acredite que não vá acontecer:))
As gravidezes das minhas irmãs não me fizeram mudar a opinião. Sou uma céptica, portanto, tb não acredito que a minha gravidez vá mudar coisa alguma. Sorry to disapoint you :)

De Nicole Inácio a 01.11.2013 às 17:32

Para mim sem problema, não estou aqui para convencer ninguém, apenas digo que na minha gravidez a minha opinião mudou sobre tudo, até o facto de eu antes achar a amamentação algo de estranho, porque afinal passamos alguns bons anos a usa-las para outros fins... mas não sei se é o instinto maternal ou não a minha opinião mudou.. como sei que existem pessoas a quem a opinião não altera e nem sequer são a favor de elas próprias amamentarem..
Falei nas alterações todas corporais porque diz no texto que não quer ver as suas próprias, pois se acha essa parte complicada a nossa parte debaixo sofre grandes alterações também e isso não podemos fazer nada porque são questões hormonais. E infelizmente todos os dias quando pomos os cremes para tentar evitar estrias (esqueçam la isso lol ) e é mais fácil a uma determinada altura faze-lo ao pé de um espelho e é um pouco complicado evitar olhar...

Mas cada um com sua opinião :D na amamentação e intimidade cada um sabe da sua e não há o certo ou o errado.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Para vocês





Follow me!






Arquivos

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D