20.05.13
Este livro foi-me aconselhado no GoodReads, por uma leitora que não costuma ler thrillers. Fui ver do que se tratava, pareceu-me interessante mas, como não conhecia a autora, preferi mandar vir a
versão original (muito mais barata do que a
tradução para português - se bem que tenho visto este livro à venda por 7,50€).
Primeira "dificuldade" com este livro: a versão original é em Inglês-de-Inglaterra. Ou seja, há expressões que não me são muito familiares (spectacles, punt, fag). Demorei um bocadinho a habituar-me à linguagem, mas não foi grave. Já não lia em inglês há quase um ano e isso também se fez sentir. Bom, adiante.
No terceiro capítulo apanhei uma frase, uma coisinha mínima, que me fez descobrir logo ali quem era o assassino. Podia estar errada, mas estava capaz de apostar que não. Depois, durante o livro, somos levados a pensar uma coisa - mesmo já sabendo quem é o homicida - que não tem nada que ver com a realidade. E a verdade vai-nos sendo desvendada devagar, para que a possamos saborear. Quando percebi quem era o homicida, percebi qual era a sua motivação. Não sabia ainda os porquês, mas estava certa acerca do jogo que estava a ser feito. Se tivesse apostado, teria ganho.
Acontece que nada disto fez diminuir o meu interesse na história. Porque as personagens estão tão bem construídas (uma, em particular) que tudo o resto é secundário. Neste livro, o que importa não é a escrita; é a história. E, mais ainda do que a história, é a psique das personagens que faz valer o livro.
Para mim, claro merecedor das cinco estrelas que lhe dei no GoodReads. Para quem gosta de thrillers psicológicos, é imperdível. No meu top, saltou para junto do Messias, que é assim qualquer coisa de fenomenal...
[E poderia dizer muito mais acerca deste livro... mas teria que incluir spoilers e não acho boa ideia...]
Autoria e outros dados (tags, etc)