26.04.13
No Verão passado li "Pequena Abelha", de Chris Cleave e amei. É um livro duro, que magoa, mas está tão bem escrito que é impossível não gostar. Uma pessoa pega naquilo e enreda-se muito facilmente e só pára quando vira a última página.
Aqui há dias deparei-me com este "Menina de Ouro" numa livraria e soube que este tinha que ser um dos três livros que me permito comprar este ano. Trouxe-o. Comecei a ler e não consegui parar.
Este livro fala sobre três amigos, duas mulheres e um homem, ciclistas de alta competição. Vamos andando entre a vida privada deles e o mundo do ciclismo olímpico, acompanhamos a história da filha de dois deles... e é maravilhoso. De novo, um livro duro, que faz doer, mas que nos mostra uma história que tem tanto de pungente quanto de bonita. Não vos conto mais porque teria que entrar em detalhes e acho que, quem ler isto, deve fazê-lo sem saber o que o espera.
Por isso, conselho de amiga: se andam pelo GoodReads, NÃO LEIAM as reviews feitas a este livro. Têm quase todas spoilers daqueles que condicionam mesmo a leitura. Está bom de ver que eu fiz esta asneira e que me arrependi depressa. Não que tenha aproveitado menos o livro por já saber ao que ia, mas o facto de o saber fez com que não fosse apanhada de surpresa. E as surpresas, neste livro, além de serem muitas, estão tão bem arquitectadas que é pena não usufruir delas por inteiro.
Posto isto, e até ver, foi o melhor que li em 2013. E o senhor Chris Cleave já se instalou confortavelmente na poll dos meus autores preferidos... (Falta-me ler um livro dele, "Incendiário", coisa que farei em breve...)
Autoria e outros dados (tags, etc)