Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Da contenção alimentar

22.03.13

Ao pequeno-almoço bebo um copo de leite magro ou um batido de fruta, como cereais de fibra ou uma fatia de pão integral com manteiga magra e fiambre de peru. Também acontece comer duas tostas integrais só com manteiga. Bebo dois cafés antes de almoço. Bebo chá verde. Vou ao ginásio. Volto e almoço arroz integral com carne grelhada, peixe grelhado, delícias do mar ou uma salada qualquer. Bebo mais um café. Lancho um iogurte magro e uma tosta, ou um batido, ou um copo de leite. Bebo mais chá. Janto sopa ou carne ou peixe sem molhos, acompanhada de salada ou de legumes salteados. Vou-me deitar. Se fico a ler até tarde, e dependendo do leite que já bebi durante o dia, forro o estômago com mais um copo de leite ou com um iogurte.

 

Tem sido assim esta semana. Já tive picos de fome que, na verdade, não são fome, mas sim ansiedade. Sim, a minha inimiga número um é ela, a ansiedade. Vou tentando gerir a coisa. Como tenho noção do problema, foco-me na solução, auto-acalmo-me, desvio a cabeça deste pensamento.

 

Hoje pesei-me. Menos meio quilo (mais um bocadinho, acho, que a minha balança não é digital). E o resultado? Um hiper sorriso. Vou devagarinho, mas vou. Hei-de chegar lá, onde quero. Se calhar não demoro dois meses, demoro quatro. Mas hei-de conseguir...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


9 comentários

De Suri a 22.03.2013 às 11:57

E assim, devagar, é que funciona ;)

De Ana I a 22.03.2013 às 13:36

Olá Marianne,

Eu também tenho imensa dificuldade em seguir um plano alimentar equilibrado por vários motivos. 1) Ansiedade, tal como a Marianne; 2) sou muito gulosa e 3) gosto de quase nenhum legume verde, o que restringe muito as minhas opções.

Eu já estive a pesar 12 kg a mais e neste momento faltam-me perder 4 kg. Parece uma grande vitória, mas efectivamente não é porque acabei por não seguir a dieta que me foi imposta, mas ajudou a reeducar-me. Deixei de beber refrigerantes que adoro (não totalmente, uma vez por outra acontece), deixei a manteiga, que me fez imensa confusão, porque se há coisa que adoro são torradinhas e lanches tardios... entre outros hábitos terríveis.

Isto tudo para sugerir, se me permite, que tente deixar a manteiga, porque embora seja magra, ainda tem bastante gordura saturada. Tente substituir por queijo fresco Philadelphia.

Reserve um dia para fazer uma asneira e tente compensar no dia a seguir. A minha nutricionista sugeriu um jantar de apenas uma qualidade de fruta na quantidade que desejar (mas não pode comer fruta o resto do dia) ou sopa sem batata.

É apenas uma sugestão de quem tinha péssimos hábitos alimentares. Não sigo uma dieta rígida e é-me reservado o direito de ao sábado à noite me "esbardalhar", desde que compense durante a semana. Ajuda muito o facto de fazer dois dias de uma dieta líquida específica, o que permite que "desinche" devido à ausência de hidratos de carbono.

Acredite para quem já teve dois filhos não está mesmo nada mal!

Espero que corra tudo bem : )

De catarina sousa a 22.03.2013 às 14:01

Não te invejo!!!!! Que horror!!! É tão bom poder comer tudo o que me apetece sem engordar um grama!!!

De Lénia Rufino a 22.03.2013 às 16:34

Lucky you. Quem me dera. Mas olha... mesmo engordando só de olhar para bolos, ando por aqui e não desisto...

De Anónimo a 22.03.2013 às 14:11

Marianne, o ideal e termos uma alimentacao saudavel e e combatermos a vida sedentaria que o estilo de vida moderno a tanto nos obriga. Combatermos a nossa natureza (seja ela gorda ou magra) pode tornar se uma luta deprimida e sem fim. Temos que estarmos bem connosco e sermos saudaveis... Bjx e continua a escrever assim :)

De Lénia Rufino a 22.03.2013 às 16:32

Errr... vida sedentária? Não tenho. Faço ginásio entre 4 a 6 vezes por semana. Limpo uma casa de alto a baixo. Tenho dois filhos em idades, vá, exigentes. A minha natureza não é gorda (nem eu nunca disse que me acho gorda no sentido da obesidade mórbida) nem magra (mas tenho pena, confesso).
A parte de nos sentirmos bem connosco, seja qual for o estado em que estamos, é muito bonita mas é irreal. Pelo menos comigo. Eu preciso de caber na roupa que tenho porque não posso comprar roupa nova. Preciso de me reconhecer quando me vejo ao espelho. E o que eu vejo não são estes 65kg. São os 55-58 que tinha antes de ter filhos. É utópico querer voltar a este peso? Talvez. Mas não é utópico querer aprender a comer melhor, querer melhorar o meu estilo de vida. Porque, no limite, isso é capaz de me garantir mais uns aninhos a cirandar por aqui e isso é ideia que me agrada. Quero ver se chego a netos. E se um dia for uma avó enxuta, tanto melhor. ;)

De Anónimo a 24.03.2013 às 20:13

ok. foi só um comentário. bjx

De uba a 25.03.2013 às 10:38

Força de vontade! :)

De Jo a 25.03.2013 às 23:07

Gabo-te a coragem. O esforço. A força de vontade. Por aí fora. Acho que no 3º dia assim... estava a dar em maluca... e com uma vontade louca de atacar tudo e mais alguma coisa. Enfim, acho que este tipo de planos alimentares não são para mim... ;)

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Para vocês





Follow me!






Arquivos

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D