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Mais um post sobre os blogs e a publicidade

20.03.13

Já disse várias vezes: não tenho nada contra publicidade nos blogs, desde que seja claro o que é publicidade (logo, envolve pagamento) e o que não é.

 

Não sejamos ingénuos: alimentar um blog dá trabalho, consome tempo, exige pesquisa, exige criatividade. Pode ser só um passatempo, mas dá trabalho.

As marcas que querem usar os blogs para se promover têm que perceber esta equação: estão a promover produtos/serviços, o seu objectivo é ter lucro. Os blogs garantem-lhes público, portanto parece-me justo que ganhem alguma coisa neste "negócio". Assumindo que um blog não é a Santa Casa e que quem tem o trabalho é o blogger, parece-me lógico que tire algum benefício da relação com as marcas.

 

Acho estranho que as marcas abordem os blogs e lhes peçam batatinhas. Ah, e tal, gostávamos tanto que nos ajudasse a divulgar o nosso produto/serviço... Ora, caracinhas! O objectivo das marcas é o lucro. O que é que o blogger ganha com esta relação? Não pode ganhar zero. Ninguém gosta, como diz a Maria Guedes do Stylista, de ser pago em vernizes. Se um blogger investe tempo, se trabalha para ajudar uma marca, tem que ser compensado por isso.

 

Não me choca minimamente que os bloggers ganhem dinheiro com a publicidade que têm nos blogs. Desde que a mesma esteja claramente identificada, qual é o problema? Compramos uma revista e já sabemos que há anúncios. Vemos TV e já sabemos que nos intervalos há anúncios. Podemos passar as páginas de publicidade em frente e podemos mudar de canal nos intervalos. Certo. E também podemos passar à frente os posts publicitários (mas, para isso, é preciso que estejam claramente identificados).

 

Disse aqui há dias, no Facebook, que havia de voltar a falar nisto aqui no blog. Num dos posts sobre o Giveaway da Corine de Farme perguntaram-me se ia transformar o blog num antro de publicidade. Não, não vou. Mas se houver marcas interessadas em comunicar através do meu blog, se forem marcas com que eu me identifique, vou considerar a hipótese. E vou cobrar por isso. Porque, da mesma maneira que as marcas não são a Santa Casa, eu também não sou. E se tenho trabalho, tenho que ser paga por isso. Tenho filhos para alimentar, contas para pagar e parece-me muito injusto ajudar marcas a divulgarem-se e não ganhar nada com isso. E, lá está, ninguém gosta de ser pago em vernizes... (até porque ninguém se alimenta de vernizes). Se o blog se tornar autosuficiente, então eu vou poder investir mais tempo aqui, vou poder produzir melhores conteúdos, vou poder escrever mais e melhor.

 

É isto que eu acho que algumas marcas ainda não perceberam. Não podem partir do princípio de que os bloggers terão toda a boa vontade do mundo a custo zero. Lá fora, nos Estados Unidos, em Inglaterra, etc., a publicidade em blogs está mais do que aceite, é clara, toda a gente faz isso. E não há problema nenhum. Dou-vos dois exemplos: A Cup Of Jo e Putting Me Together. O primeiro tem posts pagos, são óbvios. O blog é fabuloso, ela escreve maravilhosamente e não perde essência por ter publicidade no blog. Aliás, é isso que lhe permite continuar a ser apenas blogger. No outro, a autora tem patrocinadores mensais, recebe algumas ofertas de marcas e tudo corre normalmente. Não há nada encapotado, não há nada disfarçado nem há razão para isso, parece-me.

 

Já aconteceu aqui - e há-de acontecer mais vezes - eu falar de marcas sem que ninguém me encomende o sermão. Posso deparar-me com um produto muito bom e falar nisso (e isso não significa que receba dinheiro por isso). Posso querer dar-vos a conhecer uma marca "handmade" ou qualquer coisa que vi num blog estrangeiro. Posso querer aconselhar um sítio, um passeio, o que for. A não ser que eu diga claramente que aquilo é publicidade, não é. Sou só eu a partilhar conhecimento e a dar a minha opinião. Parece-me simples.

 

Portanto, acho que vai sendo tempo de nos habituarmos a esta nova dinâmica. Os blogs nasceram como diários de bordo, mas evoluíram, como evoluiu o mundo. Não vem mal nenhum ao mundo se um blog tiver patrocinadores, não vem mal nenhum ao mundo se as marcas usarem os blogs para se promover. Agora, aprendam a fazer as coisas. Cá para os meus lados escusam de enviar press releases sem serem claros no que pretendem. Já recebi vários assim, a seco. Não faço nada com eles. Já recebi convites que recusei e já recebi convites que aceitei (o mais recente foi o do Ikea). Nunca recebi dinheiro por nada do que se passou aqui no blog, mas já recebi produtos (a Corine de Farme, por exemplo, ofereceu-me um kit igual aos que sorteei). Se e quando acontecer ser paga para escrever sobre alguma marca, tudo derá feito na legalidade: recibo emitido e tal, assim à séria. Se e quando acontecer ser paga para escrever sobre alguma marca, vocês serão os primeiros a saber. E poderão ler o que tenho a dizer sobre o assunto ou passar adiante. Como em tudo na vida, a escolha é vossa.

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