Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Marmelada

29.11.12

Ontem andei na marmelada. E pois que arranjar um quilo e meio de marmelos é uma chatice. E pois que a receita a Bimby não dá para o meu gosto. Eu gosto de compotas "sólidas", portanto meia hora a 100º não dá. Tive a Bimby a rodar durante uma hora, mas a marmelada ficou uma delícia. E como sou anti-desperdício (e pro-trabalheira) hoje, às 7h, tinha a máquina a rodar novamente... para fazer geleia de marmelo. E para que quero eu geleia de marmelo? Para dar brilho a tartes, ora! Há uma tarte de maçã (cuja receita ainda não descobri) que vai ver a luz desta geleia já no fim de semana.

 

E por falar em bolos e em fim de semana... começa no domingo a nossa época das festas: aniversário dela, natal, ano novo, aniversário dele, aniversário da sogra, aniversário do marido, aniversário aqui da menina, dia dos namorados... E é isto! Boa quinta, gente!!

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

De Vera a 29.11.2012 às 11:30

Eu não percebo quem faz/aprova as receitas da Bimby não gosta muito de dar consitência às coisas. Para o doce de abóbora e para o curd de limão também foi preciso dobrar o tempo. Mas pronto, fico muito bom e é isso conta! :)

De Lénia Rufino a 29.11.2012 às 11:32

Sabes, acho que tem a ver com... marketing. A Bimby é vendida como sendo uma coisa que ajuda imenso a poupar. Ora, se há coisas que demoram uma hora (ou mais) a ser feitas, a poupança não é assim tão grande, no que toca a electricidade...

De Vera a 29.11.2012 às 13:52

Tens razão, não tinha pensado nisso! Alguma explicação deve haver e essa... parece-me que encaixa bem. :)

De vidasdanossavida a 29.11.2012 às 13:32

Que receita da bimby usaste? Eu usei a receita base em que não diz para tirar as cascas. Obrigada pela ajuda.

De Anónimo a 29.11.2012 às 18:14

Sigo o teu blog e já fui agente Bimby.. Deixa-me dizer qual o segredo: as receitas estão programadas e podem nao agradar a toda a gente pois há quem goste da marmelada mole para barrar... sejá tivesse passado do ponto nao dava p voltar atras mas assim da p fazer para quem gosta dela mais dura. Basta programar mais 10 minutos nao a 100 mas varoma para evaporar o liquido, no final dos 10 minutos avaliar se ainda precisar de mais tempo voltar a programar... Como a temperatura varoma vai salpicar, tirar o copinho da tampa e colocar o cesto em cima da tampa, virado ao contrario para reter os salpicos.... O mesmo processo para as compotas...
Por isso e q nao devem perder o contato com as agentes, se alguma receita nao fica do vosso agrado devem perguntar-lhes q terão todo o gosto em ajudar... E pena q ponham logo o defeito na maquina...

De Lénia Rufino a 30.11.2012 às 10:37

Ninguém pôs o defeito na máquina!! No que toca a receitas, o problema NUNCA é da máquina porque não é a máquina que cria as receitas...

No caso da marmelada, com 60 minutos a 100º a minha ficou perfeita: mole, para barrar. Podia ter usado a temperatura Varoma? Podia, mas salpicava tudo. Não conhecia o truque do copo porque nunca perguntei por dicas acerca disto - e adoro a minha agente, que tem sido muito querida (esta, porque a que me calhou em sorte de início simplesmente desapareceu em combate e nunca deu cavaco!).

Há outras receitas que acho disparatadas. A do bolo de iogurte do livro base, por exemplo. Aquilo manda pôr 400gr de açúcar... e isso é um exagero brutal! Já sei: as quantidades são meramente indicativas, como já me foi dito por alguém da Vorwerk. Tretas. As receitas, quando são publicadas, tendem a ser seguidas. Claro que se pode dar um toque pessoal (eu há muito que transformei o bolo de iogurte no "meu" bolo), mas nem toda a gente faz isso...

Mas que não se fique com a ideia errada: sou fã da máquina e não é por causa das compotas que vou deixar de ser!

De Isabel Almeida a 30.11.2012 às 11:16

Efectivamente as receitas são indicativas quer em tempos quer em ingredientes, no entanto cada um adapta ao seu gosto, para quem sabe fazer compotas sem Bimby é lógico que vê logo que 30mn não chegam para que fique no ponto de guardar e aguentar algum tempo, daí o ideal é fazer o que tu fizeste ou dobrar o tempo ou cozer no tempo indicado em temperatura varoma.
Qualquer dúvida já sabes!!!

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Para vocês





Follow me!






Arquivos

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D