Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Dar o tilt

01.10.11
A minha mãe sempre me disse: "dá-te forte e passa-te depressa". Confirmo. A par com a omnipresente preguiça, major feature que me define, aquela é talvez a minha costela maior. Mentira, não é nada (e podia, oh se podia, pôr-me aqui a debitar lugares-comuns acerca de moi-même, mas adiante que se faz tarde e temos todos mais que fazer).

Esta semana foi um pavor. Muito cansaço, muitas preocupações, eu a esticar-me ao máximo das minhas forças. Como não me movo a cocaína, não aguento passar uma semana inteira a dormir quatro horas por noite. Pensava eu. Na verdade, aguentei. Por norma, há uma noite, a meio da semana, em que não costuro e me deito a horas saudavelmente normais. Esta semana não aconteceu. Foi sempre entre as três e as quatro da manhã, para alvorar às sete.

Claro que ontem a bolha rebentou. Saí do escritório mais tarde do que era suposto, mega dor de cabeça instalada, peguei mas foi no carro que não me apeteceu vir de transportes. Fiz o IC19 em esforço para manter os olhos abertos, tendo o mundo contra mim: o sono, o cansaço, a dor de cabeça e o sol a bater de frente. Cheguei. Mimei os miúdos, lanchei e adormeci encostada à mesa da cozinha da minha mãe. Pedi-lhe que desse um toque ao meu marido, só para dizer que eu me ia deitar um bocadinho, que nem sequer estava em condições de ser eu a ligar-lhe. Dormi quase uma hora. Sono pesado. Entretanto ele chegou. Viemos para casa, fiz o jantar, ele deu banho aos miúdos, jantámos, eu arrumei a cozinha e às 22h30 estava na cama, a ler um bocado (o livro que ando a ler: pensei em desistir a meio mas aquilo, subitamente, tornou-se interessante e está quase lido). Adormeci ainda não era meia noite, livro caído em cima do peito, óculos na cara, meias por calçar (eu sou uma pessoa deveras friorenta e este ano só devo ter dormido sem meias uma meia dúzia de dias: relembro que moro no epicentro de um furacão onde nunca está calor e o vento e o frio abundam sempre). Ele aconchegou-me, fechou o livro, tirou-me os óculos, calçou-me as meias e eu pude dormir (e se isto não é Amor, não sei o que será).

Dormi sem interrupções até às oito, hora a que a mais velha veio instalar-se no meio de nós e ó mãe, quero leitinho e quero ver o Panda, lá me levantei para lhe aquecer o leite e pôr a televisão no canal do demo. Dormitei mais um bocadinho e às nove o pai resgatou o mais novo à palração sonora em que ele estava e trouxe-o também para a nossa cama (e ainda sobra espaço para, pelo menos, mais um ou dois miúdos. Não vai acontecer). Lá me levantei novamente para aquecer o leite do pequeno, dei-lhe o biberon e seguimos caminho. Tomei o pequeno-almoço, o pai e a filha saíram para andar de bicicleta, fiz a sopa do miúdo (que está a dormir a sesta da manhã quase há duas horas) e sentei-me a costurar e a escrever isto que agora lêem.

Estou retemperada. Com forças para trabalhar fim-de-semana fora, que bem preciso. As preocupações e os problemas não desapareceram mas sossegaram debaixo das horas de sono que me permiti ter. Há que saber quando parar. Há que respeitar o que o corpo e a cabeça nos ordenam. Ontem parei. E agora já só paro lá para quarta-feira ou coisa que o valha. Se não der o tilt entretanto...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


4 comentários

De Frutinha a 01.10.2011 às 12:23

Por muita vontade ou necessidade que tenhamos, o nosso corpo não aguenta um ritmo alucinante muito tempo!!! É preciso descanso.

De Saroca a 01.10.2011 às 14:12

Muito importante o soninho... Eu, se não durmo algo como 7 horas mínimo de noite, fico "zombie" o dia inteiro. Claro que já dormi menos, nos primeiros meses das minhas filhocas, mas aí não sei como é... não se fica tão cansada.
Mas mais importante que o sono é conseguir descansar. Esvaziar a cabeça dos problemas, "tomorow is another day", que agora não se resolve nada mesmo...

Bom descanso! Sem tilts!

De ana a 03.10.2011 às 07:41

eu tenho de dormir mesmo muitas horas por dia, só para conseguir funcionar. é que senão fico impossível de aturar! mas às vezes bem que precisava de mais dias numa semana...

De Cátia Oliveira a 03.10.2011 às 11:49

Nada de tilts! Muita força!

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Para vocês





Follow me!






Arquivos

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D