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Run, Forrest, Run...

05.02.14

Primeiro dia de corrida da vida, em Junho ou Julho de 2011, 333m corridos de seguida. Ridículo, pensei eu na altura. Nem por isso: acho que é normal. Quando não nos mexemos, não é suposto correr uma meia maratona assim, sem mais nada.

 

Quando comecei a correr no ginásio a coisa foi devagar. Corria 1 minuto, andava 2, corria mais 1 e morria. Eu sabia que era temporário e que um dia havia de conseguir correr como deve ser, uma distância normal e decente. No final de Novembro estava a correr mais ou menos 15 minutos, o que dava pouco mais de 2km. Em Dezembro não treinei e sabia que o preço a pagar seria voltar à estaca zero quando recomeçasse. Não me enganei. Janeiro começou a medo, devagar. No primeiro dia acho que aguentei uns 2 minutos, se tanto.

 

Há duas semanas, já com outras duas de corridas sistemáticas, estava a correr 750m em 6 minutos e achava que ia morrer a seguir. Depois, um dia decidi que ia correr 20 minutos sem parar. E corri. Sem dramas. A cabeça a mandar nas pernas, a vontade a dominar o cansaço. Fui aumentando os tempos e as distâncias e na semana passada fiquei super feliz com 4km corridos em 29 minutos. Mas queria mais: queria os 5km. Porque quero correr na rua, quero correr provas, quero provar-me a mim mesma que sou capaz de fazer uma prova "oficial" sem andar e sem ter um achaque qualquer.

 

Hoje entrei no ginásio disposta aos 5km. Aqueci 250 metros numa passadeira, enquanto a "minha" estava ocupada (só gosto de correr numa passadeira, que é velha e rija e que se parece mais com correr na rua). A outra senhora acabou a caminhada dela e eu fui. E corri 5km. 37 minutos. Um exagero de tempo, eu sei. A seguir hei-de reduzir isto porque quero chegar à rua e correr os 5km abaixo dos 30 minutos. Isso faz com que tenha que correr a 10.1km/h. Hoje corri 4km a 8.2 e o último a 8.3 (Em Novembro já estava a correr a 9.2, e nalguns dias a 9.5).

 

Corri certa de que me ia cansar. Ontem fiz um treino de pernas que não me deixou em bom estado e sabia que me ia custar. Mas corri na mesma. Os primeiros 3km foram dolorosos, as pernas a queimar e a querer desistir. A cabeça a dizer que já passa e que é para continuar. Depois dos 3km deixei de sentir as pernas e corri com a cabeça. Muito menos resistência da minha parte. Deixei-me ir. Aos 5km parei a máquina e fiquei a saborear aquela minha pequena grande conquista. Eu quis correr os 5km e fui capaz.

 

Não estou a seguir nenhum plano de treino (há dezenas na net), estou a seguir o que me dizem as pernas e o que me diz a cabeça e o coração. E estes dizem-me que sou capaz de tudo, até da Maratona - que nunca quis correr e que continuo a não querer correr (não por medo mas porque acho que correr 4h seguidas é a maior seca da vida). O meu objectivo é correr uma prova de 5km, depois uma de 7km e depois uma de 10km. No fim disto, em calhando, inscrevo-me numa meia maratona qualquer e faço os 21. Logo se vê. Para já, conquistei o meu objectivo. E é tão, tão bom!!

 

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6 comentários

De Hermione a 05.02.2014 às 16:23

O meu percurso na corrida é mais ou menos como o teu, coma diferença que eu corria sempre ao ar livre, e confesso que gosto muito mais do que na passadeira, com a vantagem de que, inexplicavelmente, me canso muito menos. Comecei com caminhada, segui intercalando aos minutos, 5km, 7km (isto foi uma alegria, correr 7km seguidos), depois 10km (sem palavras), continuei nos treinos e algum tempo depois fiz os inesquecíveis 21km a correr sem parar (e não foi seca, apesar de ter demorado um bocadinho mais de 2h). O bom disto tudo é termos objetivos definidos, temos metas a atingir :) para ti, que querer perder peso, cardio é do melhor que há, sempre aliado a treino de força para prevenir lesões. You go girl :)

De Polliejean a 05.02.2014 às 17:27

Eu recomecei a correr há umas semanas. Não corria há um ano, desde a corrida da ponte, onde fiz 8 km, o meu recorde, mas estava grávida e depois disso não quis abusar. Com uma gravidez de risco e depois o parto, estava parada há vários meses e recomeçar custou bastante. Mas hoje corri 3 km de seguida em 28 minutos. Fiquei bem contente (e cansada!) e sei que vou fazer melhor tempo quando os treinos começarem a ser consistentes. Vou voltar a correr os 8 km da corrida da ponte para o mês que vem e queria baixar um pouco o tempo do ano passado, que não vou dizer qual foi porque é uma vergonha :)
Força aí! Eu odiava correr e agora sinto-me mal se não faço o meu treino semanal. E, com o devido treino e a atitude certa, o corpo consegue aquilo que quisermos :)

De ML a 06.02.2014 às 15:41

Também corro na passadeira. Tive um percurso muito semelhante ao teu no aspecto da corrida. E cheguei a correr os 4 km a 9 e 9.5. Foi um orgulho pessoal. Contudo, e com pena minha tive q reduzir todo o cardio pois estava a secar muito. Perdi volume e isso eu não quero. Sou magra por natureza. Ando no ginásio por gosto ao desporto e não por motivos de perda de peso. Mantenho-me agora em treinos de força para ganhar volume somente. Esporadicamente, porque gosto, e porque tenho pena de deixar... aventuro-me 10 minutos em corrida na passadeira. só um cheirinho... :)
Parabens pela conquista!

De DN a 06.02.2014 às 23:42

parabéns :)

De Adriana a 08.02.2014 às 19:01

Olá!
Podes dar-me uma ajuda sobre quais são os ténis mais confortáveis para se correr?
:)
Obrigada

De Lénia Rufino a 08.02.2014 às 20:45

Adriana, depende. Há diferentes tipos de passada (pronada, supinada e neutra), e há ténis adequados a cada uma. O melhor é fazeres um teste de passada numa loja (uma leitora disse-me que na Asics do Freeport fazem) e depois escolher de acordo com isso.
Eu corro com uns Nike, mas entre Nike, Asics e Mizuno, há muito por onde escolher.

(Uma dica: compra os ténis um ou dois números acima do número que usas. Não convém correr com ténis justos.)

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