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Juicy Detox

03.07.13

Depois de ter passado o fim-de-semana imersa em açúcar senti que estava MESMO a precisar de um detox que me pusesse o organismo de volta aos eixos. Foi ontem. Passei o dia a sumos e batidos. Fui fotografando e pondo no Instagram, mas prometi que hoje fazia aqui um apanhado dos cinco sumos e batidos que fiz, com as receitas a acompanhar. Posto isto...

Para começar bem o dia, um sumo verde. Uma mão cheia de espinafres, uma banana pequena, uma maçã pequena, três ameixas vermelhas sem casca, 250ml de água. Tudo triturado durante 1 minuto, velocidade 10, na Bimby. Rendeu dois copos destes, que bebi de seguida. Não coei o sumo, portanto todos os nutrientes estavam intactos. E não, não sabe a sopa, nem sequer se sente o sabor dos espinafres. Nesta combinação, o sabor que domina é o da banana. Bebi este sumo às 9h e aguentei sem fome até às 12h. A seguir ao sumo bebi o meu café matinal - tenho mesmo que beber, sob pena de andar cheia de dores de cabeça...
A meio da manhã, um batido. Uma banana pequena, morangos (não os contei) e 250ml de leite sem lactose. Tudo triturado 1 minutos, velocidade 10, na Bimby. Bebi isto cerca de uma hora antes do treino do dia (uma aula de Body Pump) e aguentei-me sem fome, sem fraquezas e sem tonturas. No final da aula, ainda no estacionamento do ginásio, comi um triângulo de queijo light (muito bem mastigadinho), para não catabolizar.
Para o almoço, aditivei o sumo. Fiz com um kiwi, uma banana pequena, uma pêra Williams, bagas de goji, linhaça e chia (tudo a olho) e 250ml de água. Rendeu dois copos. Bebi isto cerca das 14h30. Bebi um café a seguir.
Às 16h45, antes de sair com a miúda para a natação, lanchei este batido. 250ml de leite magro sem lactose, 9 morangos e uma mão de framboesas. Foi o único batido a que juntei adoçante (umas gotas, apenas). Também rendeu dois copos, que me aguentaram sem fome até à hora de jantar (quer dizer, quando chegámos a casa, por volta das 19h30, comi um triângulo de queijo light, porque sabia que ainda faltavam umas duas horas até jantarmos e não quis estar tanto tempo de estômago vazio). No ginásio, enquanto a miúda nadava, bebi o terceiro e último café do dia.
Último sumo do dia: meia papaia, um pêssego e uma pêra, com 300ml de água (a papaia era grande e o sumo ficou muito grosso só com 250ml de água, por isso acrescentei mais um bocadinho). Rendeu dois copos e meio, bebidos enquanto o resto da minha gente se deliciava com bacalhau com natas. Jantámos às 21h. Deitei-me às 23h30, sem fome. Havia a hipótese de fazer mais um batido, para beber antes de me deitar, mas não foi preciso.
Resumindo: mantive-me sem fome durante o dia inteiro. Não senti ansiedade nenhuma. Não houve tonturas, nem dores de cabeça, nem fraquezas nem nada. Fiz a minha vida normal e aguentei-me lindamente. Senti-me saciada e com energia. O café, para mim, é imprescindível. Fico cheia de dores de cabeça se não bebo um até meio da manhã. A partir daí, fico bem. Só que já sei que, se não beber mais nenhum, passo o dia a bocejar... Portanto, a minha média é de 3 cafés por dia. É raríssimo beber mais e se bebo menos... sono!

Sobre as minhas receitas: não têm ciência nenhuma. Misturo frutas de que gosto e que tenha em casa. A olho, a gosto, como calha. Já sei que a quantidade de água/leite que junto faz uns sumos/batidos espessos, como gosto. E a quantidade é a ideal para mim: fico muito bem com dois copos.
Última nota: não faço isto por sistema. Faço quando me sinto mesmo intoxicada, que foi o caso depois do baptizado. E a razão por que não se deve fazer isto muito amiúde (não mais do que uma vez por mês ou apenas quando é mesmo necessário) é a seguinte: a fruta está carregadinha de açúcar. E uma dose de açúcar destas é coisa para sobrecarregar o pâncreas. Ora, nós não queremos isso! Portanto há que saber dosear e recorrer a isto só muito de vez em quando, com juízo. O objectivo não é perder peso de repente (até porque há ali fruta altamente calórica, pelo que a perca de peso é irrisória ou até mesmo inexistente); o objectivo é mesmo limpar o organismo de toxinas e pô-lo a funcionar em pleno novamente. (Mas, confesso, hoje acordei menos inchada e a balança acusou o toque...)

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4 comentários

De Silvia a 03.07.2013 às 11:34

Obrigada pela partilha. Parecem-me deliciosos, sim,até mesmo o de espinafres.Acho que vou aproveitar um dia de férias para o fazer.

De rosa chiclet a 03.07.2013 às 12:07

Ai não sei se era de passar um dia só com líquidos..

Grande força :)

kisses***

De anf a 03.07.2013 às 12:11

Olá Marianne,
não percebi uma coisa se depois de beber o 1º aguentou até ao meio dia, quando bebeu o 2º? Ali diz a meio da manhã, considera meio da manhã as 12 horas, é por almoçar mais tarde visto que o do almoço foi às 14:30?

Acha que 5 por dia é suficiente, ou pode depender das frutas que usa?
beijinho

De Branca a 30.01.2014 às 11:07

Parecem mesmo bons!! Mas tenho uma questão... será que podia fazer os sumos do almoço e do lanche logo de manhã e levar para o trabalho?? Será que depois estragam, fazendo esses 2 logo de manhã?

Beijinho

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