Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Jane Doe

22.05.13

Eu sou chata. Passo aí 80% do meu tempo em casa. Saio de manhã para ir levar os miúdos, regresso. Nalguns dias saio à hora de almoço para ir ao ginásio. Na maioria dos dias só volto a sair ao fim do dia para ir buscar os miúdos. Passo muitos fins-de-semana de pijama, em casa, pois claro. Vou uma a duas vezes por mês almoçar com amigas. Ninguém me visita em casa e eu não visito ninguém. A minha amiga mais chegada, aquela a quem sei que posso recorrer sempre, seja por que for, foi-se embora daqui e agora vemo-nos aí uma vez por mês. Passamos dias e dias sem falar, cada uma na sua vida, com a distância medida em quilómetros a intrometer-se entre nós. Tenho muitos conhecidos. Amigos, pouquíssimos. E não tenho tema de conversa. Já não tenho tema de conversa. Os meus passatempos têm sempre palavras. Leio muito, passeio na net, escrevo menos do que queria. Quero muito cumprir o meu sonho, mas tem sido muito difícil. Como li uma vez alguém dizer, as mulheres só se tornam boas escritoras quando os filhos saem de casa. Na altura em que li percebi mas duvidei. Não quis acreditar. Agora cada vez mais acredito que sim, que quem o disse tinha toda a razão. Os meus dias são sempre iguais. Perdoem-me se não falo do que vejo, do que compro, do que como. Não vejo muito, compro praticamente nada (quer dizer, poderia dizer-vos coisas acerca das minhas listas de supermercado, mas não vejo nenhum interesse nisso), cozinho quase sempre o mesmo, de vez em quando lá me ponho a inventar, mas nada de muito significativo. Escrevo. Menos do que queria, mas escrevo o que posso. Não dependo só do tempo que tenho livre. Dependo, acima de tudo, da inspiração. Há dias em que as palavras são o IC19 na época das duas faixas: engarrafam-se, atropelam-se e custam a circular. Noutros, menos frequentes, saem escorreitas, como se abrisse uma torneira e as palavras simplesmente fluíssem. Às vezes só custa começar.

Sou uma solitária. Gosto de estar sozinha, mas canso-me de estar sozinha. Eu nem sequer gosto muito de mim, portanto não tenho muitas razões para achar excelente a ideia da solidão. Passam-se dias em que as minhas conversas se resumem a diálogos sobre refeições e cocós do meu filho (com a minha mãe, ao telefone e ao vivo, quando o deixo lá e quando o vou buscar) e a comentários no facebook. Uma tristeza, eu sei. Não me queixo. Quer dizer, queixo-me de vez em quando. Hoje, por exemplo, fui convidada para o Pink Day na Rua Castilho. Recusei o convite: tenho uma sessão de esclarecimento na escola da miúda mas ainda nem sei se consigo ir - sei que não tenho vontade nenhuma de ir e isso por si só é capaz de resolver o assunto. A minha vida social é, não um unicórnio, mas um lince ibérico: lá vai aparecendo, mas está em vias de extinção.
Tenho tudo para ser feliz: marido, filhos, família, uma casa, um cérebro. Só não tenho muitos assuntos interessantes de que falar porque, lá está, vivo na minha pequena bolha onde não se passa praticamente nada.

 

Era isto, está feito o desabafo. Ide em paz, vá.


Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


2 comentários

De . a 22.05.2013 às 16:46

Não concordo nada com o que escreves neste texto. Primeiro que tudo, o que para aí mais há são pessoas que vêem, vão, passeiam e compram (compram muito!) e depois as conversas são totalmente vazias de conteúdo. Sinceramente, achas mesmo que quem tem dinheiro para comprar e tem uma vida social muito activa é mais interessante do que um "eremita"? não creio...

Tu podes passar imenso tempo sozinha e estares a ressentires-te da solidão...isso é diferente! Mas pode estar nas tuas mãos mudar algumas coisas nessa tua vida. Porque não recebes amigos em casa? E não frequentas a casa deles? Será que não os tens mesmo ou simplesmente deixas andar? Se calhar podes tentar dar um primeiro passo. Com um casal com filhos por exemplo, com quem sintas afinidade e de modo que os miudos também possam brincar. Porque não tentas? Não é preciso gastar dinheiro com isso. Cada um faz umas coisas para comer e junatam-se a conversar. Apenas uma sugestão.

Depois há aqui uma questão muito importante. O importante é aquilo que a pessoa É. Aquilo que sente. Aquilo que pensa. Aquilo que é o seu património espiritual e intelectual... e isso tem muito, mas mesmo muito pouco a ver com a vida social que se tem ou com aquilo que se faz! Isso tem a ver com SER!

Tenho a certeza que tens um SER muito interessante dentro de ti. Não és chata. Estás é aborrecida e és uma pessoa um pouquinho complicada com tendência para o bipolar (isto não é uma crítica, mas apenas uma constação de laguém que te lê há anos, mesmo sem te conhecer pessoalmente - um dia há-de acontecer - , e que já conseguiu perceber isso). Sou igual, ou muito parecida, e consigo compreender esses altos e baixos, essas inconstâncias de temperamento, de humor e de gostos e vontades. Sei do que falo. Sei o que sentes.

Tem calma, respira fundo, centra-te no que és, deixa de olhar para a vidas dos outros (é dos outros, quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro, não esqueças...) e procura a tranquilidade. Se achas que tens que mudar alguma coisa. Muda o que estiver ao teu alcance. Centra-te no que tens de bom e agradece.

Beijinhos e felicidades :)

De Lénia Rufino a 22.05.2013 às 17:08

Não tenho muito a esconder, acho eu...! ;)

Bom, podia ir parágrafo a parágrafo, rebater e refutar. Não o vou fazer. Vou apenas dizer que misturei vida social com assunto de conversa porque, parece-me, quem não passa a vida enfiado em casa terá sempre mais acerca do que falar. Repara: eu falo naquilo que são os meus temas, da minha vida - os livros, por exemplo. Só que de vez em quando passo os olhos aqui pelo blog e até a mim isto faz bocejar... A coisa não passa muito de livros, filmes, dieta e pouco mais... porque não se passa mais nada. Era só isto. Se calhar foi só uma crise de TPM (muito provável!)...

(Obrigada pelo comentário! ;))

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Para vocês





Follow me!






Arquivos

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2012
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2011
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2010
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2009
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D